A umbu é uma publicação sobre fotografia, com ênfase na produção fotográfica feita no Brasil e na América Latina.

Pesquisamos e falamos sobre a fotografia em suas diversas possibilidades; abertos ao diálogo e à reflexão sobre a produção de imagens nos dias de hoje.

A umbu será publicada no segundo semestre de 2016 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Curador

Aristides Alves

Nasceu em Belo Horizonte e é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Ensina fotografia, trabalha com pesquisa, curadoria e montagem de exposições. Tem 13 livros publicados dedicados à investigação da paisagem humana e natural do Brasil.
Realizou a exposição coletiva Fotobahia (1978 / 1984); atuou no campo do fotojornalismo, criando a primeira agência baiana de fotografia _ ASA; foi correspondente da agência paulista F4 e coordenador do Núcleo de Fotografia da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia, além de produzir e editar o livro “A Fotografia na Bahia.1839/2006”.

Curadora
e Editora

Mariana David

Nasceu em Salvador, Bahia. É fotógrafa e atualmente conclui o Mestrado em Historia da Arte Latinoamericana na Universidad Nacional de San Martín (Argentina). Trabalha como fotógrafa e professora na área de História da Fotografia. Em 2015 publicou seu primeiro livro, “Caminho”, através do Edital Arte em Toda Parte da Fundação Gregório de Mattos, em Salvador. Neste mesmo ano, foi contemplada com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, para desenvolver um projeto no sertão da Bahia em 2016.

Curadora

Rosa Bunchaft

Nasceu em Napoli, na Itália e se radicou em Salvador, Bahia há 33 anos. Atualmente, conclui o Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia.
Desenvolve pesquisa teórico-prática com a câmara escura arquitetônica, associando-a à criação de fotografia artesanal de grande formato, fotogramas e panoramas fotográficos, além de projetos de fotografia artesanal em comunidades da periferia de Salvador.

Curador

Ricardo Sena

Nasceu em Salvador, Bahia. É fotógrafo e diretor da ALMA Fine Art & Galeria. Foi premiado nas Bienais de Arte Fotográfica Brasileira em Cores (edições XXII e XXIII) e obteve menção honrosa na XXVIII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco.
Atualmente está dedicado à ALMA Fine Art & Galeria, que além do caráter expositivo, promove eventos, cursos e reflexões que visam fortalecer a fotografia na Bahia.

Diretor
de arte

Max Yakin

Nasceu em Buenos Aires, Argentina e é Designer Gráfico e artista visual. Foi professor durante sete anos na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires. Atualmente, exerce seu trabalho entre Brasil, Argentina e Inglaterra.

Suas obras foram publicadas em revistas de arte e design como DGV Gestalten (Alemanha); MilkPop (USA), La Marca Editora, Anuario de la Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo e Revista Ñ (Argentina). Participou da publicação “100 Hitos del Diseño Argentino” a convite da Secretaria de Cultura de la Nación Argentina.

Gostaria de ser um colaborador da umbu?

vagas@revistaumbu.com.br